No
decorrer do 2° semestre, as séries iniciais da Escola Santa Lúcia
priorizou em seus planejamentos o trabalho com jogos pedagógicos,
inicialmente com oficinas aos professores e posterior aplicação com
os alunos.
JOGOS
Os
jogos sempre fascinaram a humanidade. Os antigos fenícios há 4 mil
anos a.C., já se entretinham com os jogos. Nos dias atuais os
educadores vêm criando e adaptando estratégias de jogos, que além
de divertir as crianças, trabalham noções de organização,
planejamento e organização.
Os
jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento
cognitivo da criança. Inúmeras teorias dissertam sobre a
importância das atividades lúdicas para um amadurecimento saudável.
A prática dos jogos auxilia desde a percepção de representações
exteriores até a integração social e a organização do
pensamento, sendo, portanto, fundamentais para a formação do
caráter.
Por
que trabalhar com jogos?
Os jogos são práticas culturais que
se inserem no cotidiano das sociedades em diferentes partes do mundo
e em diferentes épocas da vida das pessoas. Os jogos participam da
construção da personalidade e interferem nos modos de aprendizagem.
Para Piaget, as crianças ao
brincarem, aprendem a coordenar a visão, o movimento das mãos e dos
pés, visão e audição, enfim percebem o mundo em sua volta e
começam a agir para dele participar.
Por
meio dos jogos, as crianças desenvolvem noções de equilíbrio, de
formas, de espaço, dentro outras habilidades, bem como constitui
como veículo de expressão e socialização de práticas culturais.
Para
Fromberg, “ao discutir
sobre os jogos, destaca algumas de suas características: representam
a realidade e as atitudes humanas; possibilitam a ação no mundo
(mesmo que de modo imaginário); incorporam motivos e interesses da
própria criança; estão sujeitos a regras, sejam elas explícitas
ou implícitas; e têm alto grau de espontaneidade na ação”.
Na
alfabetização eles podem ser poderosos aliados para que os alunos
possam refletir sobre o sistema de escrita. Nos momentos de jogos as
crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da
escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando
de novos conhecimentos nessa área. Brincando, elas podem compreender
os princípios de funcionamento do sistema alfabético e podem
socializar seus saberes com os colegas.
A
utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do
conhecimento, uma vez que essas atividades lúdicas prendem a atenção
das crianças.
Sobre
o Xadrez:
O
alto valor pedagógico do jogo do xadrez foi comprovado
cientificamente pelo professor Charles Partos, do Departamento de
Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça). Segundo ele, as
práticas constantes de xadrez agregam um alto valor pedagógico na
perspectiva cognitivista e comprovadamente desenvolve: a
atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a
imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a
paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a
lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a
criatividade, a inteligência e a organização metódica do estudo e
o interesse pelas línguas estrangeiras.
Fonte Bibliográfica:
Jogos de Alfabetização. Manual
Didático – PNAIC
Lima, Leonardo Silveira Moroni. ABC do
Xadrez. Caxias do Sul, 2009.
HTTP://revistaescola.abril.com.br
acesso em 03/09/13.
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