terça-feira, 3 de dezembro de 2013


No decorrer do 2° semestre, as séries iniciais da Escola Santa Lúcia priorizou em seus planejamentos o trabalho com jogos pedagógicos, inicialmente com oficinas aos professores e posterior aplicação com os alunos.
JOGOS
Os jogos sempre fascinaram a humanidade. Os antigos fenícios há 4 mil anos a.C., já se entretinham com os jogos. Nos dias atuais os educadores vêm criando e adaptando estratégias de jogos, que além de divertir as crianças, trabalham noções de organização, planejamento e organização.
Os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmeras teorias dissertam sobre a importância das atividades lúdicas para um amadurecimento saudável. A prática dos jogos auxilia desde a percepção de representações exteriores até a integração social e a organização do pensamento, sendo, portanto, fundamentais para a formação do caráter.

Por que trabalhar com jogos?
Os jogos são práticas culturais que se inserem no cotidiano das sociedades em diferentes partes do mundo e em diferentes épocas da vida das pessoas. Os jogos participam da construção da personalidade e interferem nos modos de aprendizagem.
Para Piaget, as crianças ao brincarem, aprendem a coordenar a visão, o movimento das mãos e dos pés, visão e audição, enfim percebem o mundo em sua volta e começam a agir para dele participar.
Por meio dos jogos, as crianças desenvolvem noções de equilíbrio, de formas, de espaço, dentro outras habilidades, bem como constitui como veículo de expressão e socialização de práticas culturais.
Para Fromberg, “ao discutir sobre os jogos, destaca algumas de suas características: representam a realidade e as atitudes humanas; possibilitam a ação no mundo (mesmo que de modo imaginário); incorporam motivos e interesses da própria criança; estão sujeitos a regras, sejam elas explícitas ou implícitas; e têm alto grau de espontaneidade na ação”.
Na alfabetização eles podem ser poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita. Nos momentos de jogos as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área. Brincando, elas podem compreender os princípios de funcionamento do sistema alfabético e podem socializar seus saberes com os colegas.
A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, uma vez que essas atividades lúdicas prendem a atenção das crianças.

Sobre o Xadrez:

O alto valor pedagógico do jogo do xadrez foi comprovado cientificamente pelo professor Charles Partos, do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça). Segundo ele, as práticas constantes de xadrez agregam um alto valor pedagógico na perspectiva cognitivista e comprovadamente desenvolve: a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade, a inteligência e a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.






Fonte Bibliográfica:
Jogos de Alfabetização. Manual Didático – PNAIC
Lima, Leonardo Silveira Moroni. ABC do Xadrez. Caxias do Sul, 2009.

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